quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A periferia na tela do cinema: Começa a 2ª Edição do Cine Periferia Pai D'Égua




Na próxima quarta-feira, dia 12 de dezembro, começa a 2ª Edição do Cine Periferia Pai D’Égua, uma mostra de cinema quem tem como finalidade difundir e fomentar a cultura de periferia por meio de produções audiovisuais realizadas por personagens das próprias comunidades, retratando dessa forma a realidade em que vivem a partir de sua própria perspectiva.
 
Serão cinco dias de exibição de filmes que retratam a periferia segundo a visão dos próprios moradores das comunidades. No total são 19 filmes, entre documentário e ficção. O Cine Periferia ocorrerá no Cine Olympia em Belém a partir das 19h.
Cine Periferia Pai D'Égua 2011
 
O Cine Periferia Pai D'égua é uma realização da ONG Crias do Futuro (Central Única das Favelas Pará - CUFA PA) e surgiu Durante um levantamento realizado nas periferias de Belém onde foi constatado que muitos moradores, principalmente jovens, nunca entraram em uma sala de cinema. Em seguida começou a ideia de um projeto para levar a periferia para dentro do cinema dá a oportunidade a comunidade de conhecer a sétima arte e além disso, se identificarem através de produções realizadas pelos próprios moradores.
 
A grande diferencial do Projeto é mostrar o que está sendo produzido nas periferias brasileiras e do mundo, sob a visão dos próprios moradores das comunidades, tornando-os protagonistas dessas ações. “diferencial é tornar protagonistas desse projeto, cada morador de diversas periferias brasileiras, já que são essas as pessoas responsáveis pelas produções que dão qualidade à nossa mostra de filmes”, conta o produtor da CUFA Pará Victor Pamplona.
 
Cine Periferia Pai D'Égua 2011
Victor falou ainda da expectativa para a realização do evento. “Costumamos ter sempre o otimismo na realização de nossos projetos e no Cine Periferia Pai D'égua não deixa de ser diferente, já que a procura do público é sempre grande, a curiosidade das pessoas e a vontade delas de poder participar de alguma forma nos faz perceber a importância do mesmo. Isso nos permite adquirir a credibilidade que vem de forma natural a cada processo e em cada momento que é executado esse trabalho”, conta o produtor.
 
Sobre CUFA Pará e Crias do Futuro.
A Central Única das Favelas do Pará (CUFA PA) e o  Crias do Futuro e a nasceram em 2008 na cidade de Belém, trazendo como missão desenvolver projetos, que contribuam para o desenvolvimento social e cultural de crianças e jovens de comunidades periféricas, em situação de risco social. Promover, incentivar e fomentar ações culturais, sociais, educacionais, esportivas e de promoção da cidadania, são ferramentas de construção de novas alternativas de inclusão, reconstrução de valores e do desenvolvimento humano.

 

Nenhum comentário: