terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Termina a 2ª Edição do Cine Peiferia Pai D'Égua




E chegou o fim a 2ª Edição do Cine Periferia Pai D’Égua, a mostra começou no último dia 12 e se estendeu até o dia 16 dezembro com a exibição dos filmes vencedores. No total foram 19 filmes, entre documentário e ficção, que retratavam o cotidiano das periferias do Pará e do Brasil segundo a visão dos próprios moradores das comunidades.
 
O Cinema Olympia foi mais uma vez o palco da mostra recebendo o público fiel e como sempre, prestigiou os cinco dias de mostra de filmes inscritos  por moradores de periferias, assim como os documentários produzidos através das oficinas de Audiovisual realizada pela CUFA PA e Crias do Futuro, dentro de duas casas penais de nosso Estado. 

Confira agora a relação dos vencedores:

Melhor vídeo minuto
Filme: Dia seguinte
Direção: Vince Souza

Melhor curta
Filme: De Catraia
Direção: Damaris Ribeiro 

Melhor média
Filme: Favela como modelo sustentável
Direção: Emily Sasson

Melhor Roteiro
Filme: De Catraia
Direção: Damaris Ribeiro

Melhor Direção
Filme: De Catria
Direção: Damaris Ribeiro

Melhor Filme
Filme: De Catraia
Direção: Damaris Ribeiro


A Central  Única das Favelas do Pará - CUFA PA e Crias do Futuro agradecem o apoio de todos aqueles que acreditam nesse projeto como ferramenta de inclusão social, dando a oportunidade que nossas periferias precisam para mostrar à sociedade os talentos que temos dentro desses espaços. Desejamos continuar firme com todos os nossos parceiros: Cine Olympia, Tv Liberal, Ná Figueredo, Academia Forma Maxx, Althas Produções e Eventos. Um ótimo fim de ano à todos vocês que confirmam a credibilidade que temos através de cada trabalho realizado.








quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A periferia na tela do cinema: Começa a 2ª Edição do Cine Periferia Pai D'Égua




Na próxima quarta-feira, dia 12 de dezembro, começa a 2ª Edição do Cine Periferia Pai D’Égua, uma mostra de cinema quem tem como finalidade difundir e fomentar a cultura de periferia por meio de produções audiovisuais realizadas por personagens das próprias comunidades, retratando dessa forma a realidade em que vivem a partir de sua própria perspectiva.
 
Serão cinco dias de exibição de filmes que retratam a periferia segundo a visão dos próprios moradores das comunidades. No total são 19 filmes, entre documentário e ficção. O Cine Periferia ocorrerá no Cine Olympia em Belém a partir das 19h.
Cine Periferia Pai D'Égua 2011
 
O Cine Periferia Pai D'égua é uma realização da ONG Crias do Futuro (Central Única das Favelas Pará - CUFA PA) e surgiu Durante um levantamento realizado nas periferias de Belém onde foi constatado que muitos moradores, principalmente jovens, nunca entraram em uma sala de cinema. Em seguida começou a ideia de um projeto para levar a periferia para dentro do cinema dá a oportunidade a comunidade de conhecer a sétima arte e além disso, se identificarem através de produções realizadas pelos próprios moradores.
 
A grande diferencial do Projeto é mostrar o que está sendo produzido nas periferias brasileiras e do mundo, sob a visão dos próprios moradores das comunidades, tornando-os protagonistas dessas ações. “diferencial é tornar protagonistas desse projeto, cada morador de diversas periferias brasileiras, já que são essas as pessoas responsáveis pelas produções que dão qualidade à nossa mostra de filmes”, conta o produtor da CUFA Pará Victor Pamplona.
 
Cine Periferia Pai D'Égua 2011
Victor falou ainda da expectativa para a realização do evento. “Costumamos ter sempre o otimismo na realização de nossos projetos e no Cine Periferia Pai D'égua não deixa de ser diferente, já que a procura do público é sempre grande, a curiosidade das pessoas e a vontade delas de poder participar de alguma forma nos faz perceber a importância do mesmo. Isso nos permite adquirir a credibilidade que vem de forma natural a cada processo e em cada momento que é executado esse trabalho”, conta o produtor.
 
Sobre CUFA Pará e Crias do Futuro.
A Central Única das Favelas do Pará (CUFA PA) e o  Crias do Futuro e a nasceram em 2008 na cidade de Belém, trazendo como missão desenvolver projetos, que contribuam para o desenvolvimento social e cultural de crianças e jovens de comunidades periféricas, em situação de risco social. Promover, incentivar e fomentar ações culturais, sociais, educacionais, esportivas e de promoção da cidadania, são ferramentas de construção de novas alternativas de inclusão, reconstrução de valores e do desenvolvimento humano.

 

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Confira a Programação da 2ª Edição do Cine Periferia Pai D'Égua

Nesta quarta feira (12/12/2012) às 19h, a Central Única das Favelas do Pará e Crias do Futuro darão início a 2° edição do Cine Periferia Pai D'égua, na expectativa de casa cheia. O Cine Olympia será mais uma vez palco do evento que retrata as periferias paraenses, brasileiras e de forma pioneira, mostra a vivência de detentos do Sistema Penitenciário do Estado do Pará. Chame sua família e seus amigos e venha prestigiar.


2ª Edição do Cine Periferia Pai D’égua
PROGRAMAÇÃO 2012

  • DIA 12/12/2012

19h - Abertura Oficial

19:15h – Sessão Única

· 5xFavela- Agora Por Nós Mesmos (Rio de Janeiro –RJ / Brasil)
Documentário, 90’, Direção: Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra e Manaíra Carneiro

Sinopse: “5xFavela- Agora por Nós Mesmos” é um filme em 5 episódios totalmente concebido, escrito, dirigido e realizado por jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro , refletindo as múltiplas faces do cotidiano dos moradores dessas comunidades, fugindo dos estereótipos violentos.

  • DIA 13/12/2012



19h – Bate Papo– Januário Palheta (Aluno da Oficina de
Audiovisual)

Resocializar, é preciso? (Belém – PA / Brasil)
Filme produzido pelos alunos da Oficina de Audiovisual do Centro de Recuperação do Coqueiro –CRC da 1ª Edição do Cine Periferia Pai D’égua - CUFA PA.
Documentário, 16’ 30”, Direção: Alunos do Centro de
Recuperação do Coqueiro - CRC

Sinopse: Documentário produzido pelos internos de uma casa penal do Estado do Pará, abordando diversos assuntos ligados à importância da reinserção social de cada um deles: educação, justiça, religião, entre outros.

· Controlando minha maluques (Vitória - ES / Brasil)
Documentário, 9’, Direção: Alunos da E.E.E.F.M. Mario Gurgel

Sinopse: Reginaldo Rayol é um personagem popular de Terra Vermelha

· Rose News(Vitória - ES/ Brasil)
Ficção, 11’, Direção: Alunos da E.E.E.F.M. Saturnino Rangel Mauro

Sinopse: O telejornal aborda a realidade do bairro de um jeito bem humorado.

· Viaje pela janela do ônibus (Ananindeua – PA / Brasil)
Experimental, 4’ 58”, Direção: Raphael Costa

Sinopse: Em meio a escapismo de um estudante de periferia que se vê obrigado a imaginar e brincar com as cenas vistas da janela de um ônibus, a libertação vem através da imaginação psicodélica. Uma mashup art inspirada no imaginário de uma opera de formigas e pássaros com insights de sons urbanos.

· Chapada(Rio de Janeiro – RJ / Brasil)
Ficção, 5’, Direção: Valério Fonseca

Sinopse: A busca pela beleza ideal pode ser perigosa.


· O Mendigo( S. J. de Meriti – RJ / Brasil)
Ficção, 18’8’’, Direção: Ricardo Rodrigues

Sinopse: Oscarito é um mendigo que aparece numa cidade
com um violão velho de três cordas e passa a viver
os drama nas ruas. Com o dinheiro das esmolas,
compra dois bifes num açougue para saciar o desejo
de Bete. Depois de comerem, Oscarito retorna numa
surpreendente e reveladora realidade.

  • DIA 14/12/2012

19h - Bate Papo – Camila Benito e Aline Alda (Alunas da
Oficina de Audiovisual)

· A “Vida”no Cárcere (Belém – PA / Brasil)
Filme produzido pelas alunas da Oficina de Audiovisual do Centro de Recuperação Feminino – CRF da 1ª Edição do Cine Periferia Pai D’égua - CUFA PA.
Documentário, 15’44”, Direção: Alunas do Centro de Recuperação Feminino - CRF

Sinopse: Documentário que retrata o cotidiano das internas de uma casa penal do Estado do Pará sendo exibido sob a ótica das próprias detentas.

· Consequências (Belém – PA / Brasil)
Filme produzido pelos alunos da Oficina de Audiovisual da Escola Estadual Temistocles de Araújo da 1ª Edição do Cine Periferia Pai D’égua - CUFA PA.
Ficção 16’29”, Direção: Alunos da E.E.E.F.M Temistocles de Araújo

Sinopse: Em um escola publica da periferia de Belém, um determinado aluno sofre com os maus tratos dos colegas, com brincadeiras absurdas e todos os tipos de ofensas que no fim as levam a tomar uma decisão trágica.

· Bernardo Saiam do Portal da Amazônia (Ilha de Cotijuba - Belém – PA / Brasil)
Ficção, 4’10”, Direção: Mateus Moura e Romario Alves.

Sinopse: Em Belém do Pará, no ano de 2012, intensificando o ritmo de um modelo de desenvolvimento que privilegia camadas sociais abastadas ocorreu mais uma grande obra: a construção do Portal da Amazônia. Para tal empreendimento foram utilizadas as velhas técnicas do descaso, do desrespeito e do trator. Aqui temos um registro.

· Chão de pedra ( Rio de Janeiro – RJ / Brasil)
Ficção, 20’15’’, Direção: Marcos Percinoto

Sinopse: Médico encontra-se com traficante para receber pagamento, mas descobre que pode não sair vivo de lá.

· Vozes do mundo, de quem não tem voz no mundo ( S.J. Meriti – RJ / Brasil)
Documentário, 16’18’’, Direção: Ricardo Rodrigues e Vitor Gracciano

Sinopse: Donas de casa, camelôs, mendigos, loucos de rua, transeuntes ganham a oportunidade de soltar, através de suas vozes, agonias, esperanças, sonhos e suas lutas em biografias que interessam poucas pessoas. E ainda que a sociedade pareça surda, eles estão aqui para gritar, expor e discutir.
· DIA 15/12/2012

19h
· Improvisation(Belém – PA)
Filme produzido pelos alunos da Oficina de Audiovisual da Associação de Moradores do Guamá da 1ª Edição do Cine Periferia Pai D’égua - CUFA PA
Documentário, 15 08”, Direção: Alunos da Associação de Moradores do Guamá.

Sinopse: Grupo de modaradores do bairro do Guamá na Cidade de Belém mostra de uma forma descontraída e divertida um pouco de sua realidade e de como seu bairro é visto pelos meios de comunicação e programas locais.

· Dia seguinte ( Ananindeua – PA / Brasil)
Ficção, 3’25’’, Direção: Vince Souza

Sinopse: Comparação e semelhanças de um casal em sua própria dimensão. O estranho é além de viverem na mesma dimensão, o casal ao menos se conhece.

· Favela como modelo sustentável (Rio de Janeiro – RJ / Brasil)
Documentário, 25’10’’, Direção: Emily Sasson

Sinopse:

· Cowboy(Niterói – RJ / Brasil)
Ficção, 10’50’’, Direção: Tarcisio Lara Puiati

Sinopse: Historias contadas por um cowboy.

· Pique Salva(Brazilândia – DF / Brasil)
Ficção, 6’10’’, Direção: Antônio Balbino

Sinopse: Gabriel vive sob a superproteção da avó. Numa oportunidade ele foge e é “salvo” pela meninada da rua.

· A dor da perda (Rio de janeiro – RJ / Brasil)
Ficção, 11’21’’, Direção: Alicia Moraes, Caio Sena, Andressa Moraes e Larissa Sena.

Sinopse: Uma jovem moradora do Vidigal, favela do Rio de Janeiro, engravida. A partir de então sua vida se torna difícil e ela se envolve em um trágico acidente doméstico.

· De catraia (Santos – SP / Brasil)
Ficção, 9’, Direção: Damaris Ribeiro

Sinopse: "De catraia", revela um meio de transporte pouco convencional da Cidade de Santos. Pequenas embarcações que navegam em meio a grandes navios, cruzam o canal do maior porto da América Latina.

20:30h – Cerimônia de Premiação dos Filmes Vencedores da 2ª Edição do Cine Periferia Pai D’égua



  • DIA 16/12/2012

18h – Exibição dos filmes vencedores da 2ªEdição do Cine Periferia Pai D’égua


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Inscrições abertas para as Oficinas de Roteiro do Cine Periferia Pai D'Égua

 
Você que acompanha a 2ª Edição do Cine Periferia Pai D’Égua fique atento, as inscrições para as oficinas de roteiro da mostra estão abertas. Para participar faça sua inscrição através do e-mail cufapara@cufapara.com.br enviando as seguintes informações (Nome; Idade; Endereço; Contato telefonico e e-mail). Mais informações pelos telefones (91) 3347.9483 / 8173.3957 / 8352.9970
 
 
O Cine Periferia Pai D’Égua é uma realização das ONGs Central Única das Favelas Pará e Crias do Futuro.
Serviço: Oficinas Cine Periferia Pai D’Égua
INSCRIÇÕES ABERTAS para a OFICINA DE ROTEIRO
Ministrante: Elrik Lima
Local: Cine Olympia
Dias: 13, 14 e 15 de dezembro de 2012.
Hora: 15h às 18h
Contatos: (91) 3347.9483 / 8173.3957 / 8352.9970 / 8236.1712