sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Crias do Futuro foi ao Piratas e ao Curro Velho

Nos dias 26, 27 o Projeto Cine Periferia Itinerante levou cinema aos bairros da Pedreira e do Telégrafo. A exibição do documentário “5xfavela, agora por nós mesmos” e da animação “Rio” reuniu alunos, pais, e comunidade nos espaços para ver cinema e discutir a realidade em que vivem.
Para as donas de Casa, Sibia Melo de 22 anos e Brenda Moraes de 35 a oportunidade foi única. “Essa programação infantil aqui pra crianças perto de casa a noite é importante para dar outra atividade as crianças que nesse horário ficam desocupadas ou reféns das más companhias na rua”, afirmou Brenda Moares. Já Síbia Melo foi mais enfática. “Olha, cinema perto de casa, uma programação saudável perto de casa é sempre muito bom, porque a gente pode curtir sem gastar e sem se preocupar”, explica.
As crianças também a provaram o projeto. Brenda Martins de 9 anos era uma das espectadoras sentadas na primeira fila “Adorei ver o filme assim nesse telão”,  sorriu a menina.
Na Escola de Samba Piratas da Batucada onde a comunidade assistiu 5xFavela, a atenção do público foi outra. O adolescente Ney Gabriel do Santos, de 15 anos, adorou a o filme e se sentiu representado na telona. “Esse tipo de filme é bom porque as pessoas podem saber como é a vida dentro das comunidades e nos olhar sem preconceito. O mais legal é que instiga a gente a mostrar também as nossas histórias”, afirma o adolescente.

                                                                       
PEDREIRA
                     


CURRO VELHO


A próxima sessão de cinema vai ser na Cidade de Emaús no Benguí. Na proxima 5a-feira dia 03 de Novembro. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Escola de Samba Piratas da Batucada receberá Cinema gratuitamente

Os brincantes, vizinhos e comunidade da pedreira, bairro da Escola de Samba Piratas da Batucada, recebem os filmes do projeto Cine Periferia Itinerante nesta quarta-feira, dia 26. A sessão será de “5xFavela, agora por nós mesmos”.
O filme é um retrato do que a iniciativa quer realizar nas comunidades. Promover o reconhecimento de seu potencial como fonte de histórias e ainda formar os públicos desses locais para também produzir material para a tela grande. O projeto é uma realização da ONG Crias do Futuro, com patrocínio da Oi.
O projeto já percorreu seis espaços na grande Belém e tem agenda para ir até mais dez bairros além de dois municípios do Estado. A coordenadora do Cine Periferia Itinerante, afirma que o projeto vai além das exibições, “O próximo passo é levar oficinas de Introdução à Linguagem Audiovisual aos lugares mais receptivos e mostrar que eles também podem fazer cinema”, afirma a coordenadora.
A agenda de oficinas começa na segunda semana de novembro e deve seguir até o começo de dezembro, a cada semana num espaço diferente. “Até agora quatro locais estão selecionados para receber as oficinas incluindo o polo de Benevidas da FASEPA (antiga Funcap)”, explica Aline Machado.
______________________________________________________
Mosqueiro

O filme “5xFavela, agora por nós mesmos” foi apresentado neste sábado (22/10) para cerca de 300 moradores da Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém. A plateia vibrou com as histórias simples e ilustrativas sobre amor, honra, compromisso e diversão, escritas e idealizadas por moradores de comunidades cariocas. 
A cobradora de ônibus, Luciana Marques, de 25 anos, adorou a oportunidade. “Eu achei muito bom, porque aqui em Mosqueiro não tem um divertimento como esse aqui, principalmente para os adolescentes, então esse projeto veio trazer isso. Um filme com o qual nos identificamos e as gírias que são realmente a nossa cara”, afirma a Luciana.
Outro que também adorou o filme foi o participante dos Movimentos Hip Hop e de Graffiti de Mosqueiro, Jobert Rodrigues. Para ele, o filme foi mais que um momento de diversão, mas também de aprendizado. “O filme foi uma demonstração para os jovens de como lidar com a família e com algumas situações do cotidiano. Principalmente, mostrar o que acontece com quem mesmo sem querer entra no mundo do crime”, acredita Jobert.




Cine Periferia Itinerante tem patrocínio da Oi, Semear e Governo do Pará e apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves, é uma realização da ONG Crias do Futuro. 




sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Chegou a vez de Mosqueiro receber o Cine Periferia Itinerante

Com a exibição do curta “O Mastro de São Caralho”, uma produção independente da comunidade, e o filme “5xFavela”, o projeto Cine Periferia Itinerante chega neste sabádo (22/10) à ilha de Mosqueiro. A ilha é o 5º lugar para qual o projeto leva cinema e reflexão sobre o modelo de vida nas comunidades. O projeto é uma realização da ONG Crias do Furuto.

O Mastro de São Caralho é um documentário de 23 minutos, com produção totalmente independente e expõe a revolta da população do local com o poder público, que só lembra da ilha no período de férias. Na programação, deste sábado, está ainda a produção “5xFavela, agora por nós mesmos”, outro documentário, que em cinco episódios, escritos, idealizados e dirigidos por moradores das favelas cariocas mostra a realidade de quem vive nessas comunidades. Provando que pra fazer cinema não é preciso apenas técnica e sim uma boa história pra contar.

______________________________________________________

Internos da FASEPA receberam o Cine nesta Sexta-feira (21/10)

Foi esse o filme exibido nesta sexta-feira para quinze internos da Fundação de Assistência SocioEducativa do Pará (FASEPA) antiga Funcap, também dentro do Projeto Cine Periferia que quer provocar as comunidades a contar  sua própria história através do cinema.

Na sexta-feira (21/10) além de "5xFavela", os internos também assistiram a produção co-brasileira "Favela no Ar". Os dois filmes alertaram os adolescentes para possibilidades ainda não imaginadas e os deixou animados para a oficina de Iniciação a  Linguagem Audio-Visual, a próxima ação da ONG no lugar.




Para a coordenadora do Cine Periferia Itinerante, Aline Machado, os filmes tem sempre uma mensagem a ser dada ao público a que é apresentado, essa é a diferença do projeto, o total comprometimento com a comunidade em que está inserido. “Não queremos apenas levar a diversão do cinema, queremos também provocar a discussão, a reflexão. No CRF levamos o ‘Quem faz a minha moda sou eu’ a história de uma egressa que no período em que esteve presa começou a escrever letras de funk e mudou a vida dela ao sair de lá. Para nós, mais importante do que divertir é saber que vamos deixar uma mensagem”, explica Aline.

O projeto vai percorrer 16 bairros e algumas cidades paraenses entre elas, Abaetetuba e São Caetano. Já foram visitados Terra Firme, Jurunas, CRF, FASEPA. Estão agendados ainda Pedreira, Telégrafo, Águas Lindas, Guamá, Pratinha, Tapanã, Icoraci, Reduto, Coqueiro,  Marambaia, PAAR e Curuçambá.
Cine Periferia Itinerante tem patrocínio da Oi, Semear e Governo do Pará e apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves, é uma realização da ONG Crias do Futuro.